Dr. Gustavo Zenatti
Responsável Técnico

ELETROCARDIOGRAMA DE
REPOUSO

O Eletrocardiograma (ECG) de repouso é um exame muito utilizado na prática médica diária do cardiologista, por ser um exame não invasivo, de fácil e rápida realização e de baixo custo. Trata-se do registro gráfico da atividade elétrica do coração obtido através de eletrodos implantados nas superfícies do tórax, punhos e tornozelos.

Por meio deste exame, obtemos informações para o diagnóstico de arritmias cardíacas, anormalidades do sistema de condução, isquemia/infarto do miocárdio e alterações estruturais do coração.

HOLTER DE 24 HORAS.

O Holter é um exame que permite a gravação do eletrocardiograma por período prolongado, geralmente 24 horas, com os pacientes realizando suas atividades habituais.

Por meio deste exame, avaliamos as variações do ritmo e da frequência cardíaca que ocorrem ao longo do dia, podendo correlacionar com o surgimento de sintomas como palpitações (batedeiras no peito), síncopes (desmaios), tonturas, falta de ar e mal estar, já que estes sintomas podem estar relacionados à ocorrência de arritmias cardíacas. Nos casos de investigação de dor torácica, pode ser muito útil para diagnóstico de angina (falta de fluxo sanguíneo para o músculo do coração). A correta elaboração do diário pelo paciente (horário e atividades realizadas, surgimento de sintomas) é um dos elementos mais importantes para o sucesso do exame.

M.A.P.A (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial)

A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (M.A.P.A.) é o exame que registra a pressão arterial a intervalos pré-programados de forma intermitente, durante 24 horas, enquanto o paciente realiza suas atividades habituais na vigília e durante o sono.

Por meio deste exame, analisamos o comportamento da pressão arterial, tanto para o diagnóstico como para avaliação da eficácia do tratamento anti-hipertensivo, além de correlacionar com eventuais sintomas (dor no peito, tonturas e síncopes).

O exame deve ser realizado, preferencialmente, em um dia representativo da sua atividade diária. É importante que o paciente preencha o diário de atividades (horários, atividades e sintomas) e que traga a receita das medicações de uso crônico (com doses e horários preconizados).
TILT TEST (TESTE DE INCLINAÇÃO
ORTOSTÁTICA)

O Tilt Test é um exame que avalia o comportamento da pressão arterial e do ritmo cardíaco em resposta a mudanças da postura corporal. O aparecimento de sintomas decorrentes destas variações posturais, como mal estar, náuseas, sudorese, palpitações, tonturas, escurecimento visual ou desmaios, será avaliado durante o exame.

É um procedimento muito útil na investigação da causa da pré-síncope e/ou síncope (desmaio) e das quedas recorrentes sem motivo aparente (principalmente em idosos).